Doutor(a), ou não Doutor(a), eis a questão


Se você tiver dinheiro, mas muito dinheiro, pode até ter em uma fazenda, ou também ter um nível superior, principalmente na área da saúde, e não tiver feito um grau acadêmico em doutorado, você vai ser chamado de doutor(a).

A maioria dos brasileiros são assim, chamam qualquer um de doutor(a), mas nem sabe ao certo se fez doutorado. É falta de conhecimento, ou eles estão lendo nos jalecos, nos cartões de visitas, em adesivos nas portas etc.

Fui pesquisar na internet "Doutorado", olha só o que encontrei:

Doutorado (português brasileiro) é um grau académico concedido por uma instituição de ensino superior universitário, que pode ser uma universidade, um centro universitário, uma faculdade isolada. Com o propósito de certificar a capacidade do candidato para desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente).

Neste grau académico espera-se que o aluno adquira capacidade de trabalho independente e criativo. Esta capacidade deve ser demonstrada pela criação de novo conhecimento e será validada por publicações em bons veículos científicos ou pela obtenção de patentes. É essencial para a seleção ao doutorado a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.

No Brasil, somente têm validade nacional os doutorados obtidos em cursos recomendados pela Capes. Títulos obtidos no exterior precisam ser reconhecidos por programas recomendados pela Capes, conforme o art. 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutoramento


Está aí o que significa o Doutorado. A pessoa tem que estudar muito para ser chamado de doutor(a), não só apenas os anos de faculdade, fazendo a graduação, geralmente quem se forma tem o título de bacharel, e não de doutor(a).


Então minha gente, vamos nos informar, se você vai ao médico, se consulta com algum dentista, se for procurar algum advogado, ou qualquer outra profissão, não tenho medo de perguntar se a pessoa fez doutorado, mas isso se a pessoa se denominar doutor(a). Não sei se tem, pois eu nunca vi, ou ouvi falar, de pessoas que não se dão esse título, pelo simples fato de não ter feito mesmo o doutorado.


Agora fica a critério de vocês, vão continuar "elevando" a pessoa, sem ela ter feito nada.???


Pense Nisso.

Nenhum comentário: