O Hospital do Câncer recebe adulto e crianças, mas com o mesmo propósito, de oferecer uma qualidade de vida para os pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer, juntamente com a Associação Mato-grossense de Combater ao Câncer (AMCC) que atuando no Estado há mais de 50 anos e com isso o hospital acabou se tornando referência para os estados vizinhos.
Mesmo com a tecnologia que o hospital possui, sempre há espaço para o voluntariado. Para o hospital, por ser uma entidade privada e filantrópica sentem na obrigação de dar eficiência ao trabalho que faz, honrando os compromissos com a sociedade e as empresas que fazem doação. A missão do Hospital do Câncer é “oferecer a excelência no atendimento psicológico, social dos pacientes oncológicos”.
Com cerca de 80 leitos cadastrados para o Sistema Único de Saúde (SUS), são divididos entre enfermaria de clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica e UTI. Por ter um alto custo para manter o paciente oncológico, depende das ações da sociedade e empresas a apoiarem o funcionamento do hospital.
Na AACC não é diferente, desde 1999 a instituição é especializada em combater o câncer infanto-juvenil e se preocupa em dar oportunidade às crianças e adolescentes o direito da cura. A “Casa de Apoio”, que foi adquirida em 2000 recebe crianças com câncer acompanhadas pelos responsáveis, e dá o suporte gratuito, como hospedagem, alimentação, transporte e acompanhamento psico-social e lúdico-pedagógico, é oferecido para os pacientes que moram fora da capital.
Durante um ano e meio, a gerente de conta de banco, Daiane Renier, fez o voluntariado na instituição da AACC em Cuiabá, e apesar de ser difícil no início, logo se adaptou ao trabalho. “Eu fiquei sabendo que a AACC estava precisando de voluntários pela TV, era só entrar no site e se cadastrar, dois dias depois fui chamada. Com o tempo você acaba aprendendo um pouco com as crianças, além de você estar fazendo o bem para o próximo, faz bem para sí mesmo, é fazendo tão pouco que você dá valor a vida”, diz a voluntária.
Todas as despesas, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários, funcionários etc, é de custo da própria instituição, por meio das doações voluntárias, projetos, convênios e termos de parceria de evento e campanha.
Uma dessas campanhas é realizada pelo restaurante Ronald Mc Donald’s, que se dão o nome de “Mc Dia Feliz”, geralmente realizado no segundo semestre do ano. Essa campanha se faz para reverter o valor total vendidos do lanche Big Mac, o carro-chefe do restaurante, para a AACC/MT. O voluntário, Fábio Alexandre, se diz consciente da importância dessa campanha, “é uma campanha importante que o Mc Donald’s criou, é um jeito de fazer as pessoas conhecerem a estrutura e também ajudar a crianças que precisam realmente de ajuda”, diz o voluntário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário