#Fato: Enem


Antes de começar a escrever sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a palavra que está no título '#Fatos' com o jogo da velha dando ênfase na palavra, é mais uma ferramenta de opinião que o Blog CQA vai disponibilizar para os seus leitores. Nele vou falar sobre fatos/assuntos que acontece no Brasil e no Mundo, de grande repercussão, e sempre mostrando um ponto de vista humanizado, não quer dizer que seja o certo, mas é uma possibilidade de acontecer. Vamos lá...

No final de semana do dia 22 e 23 de Novembro, ocorreu o Enem, uma das provas mais populares do Brasil, e que desde alguns anos pra cá está servindo de prova oficial de alguns faculdade e universidades do país. E como começou a ser de grande proporção os erros foram aparecem. Em 2010, teve problemas com vazamento da prova dias antes de ocorrer o exame. Este ano, ocorreu outro problema, que está dando dor de cabeça para muitos candidatos que estudaram o ano inteiro e que pretendiam de passar em uma universidade  e assim realizar um curso dos seus sonhos.

Em uma escola do Nordeste, algum tempo antes de ocorrer a aplicação da prova, foram distribuídos, inocentemente, exercícios de um tal pré teste que foi realizado na escola, se não me engano, no ano passado. E alguns desses exercícios estavam nas provas do Enem, então deu confusão. Os organizadores do Enem querem cancelar apenas as provas que foram aplicadas na tal escola, onde foram distribuídos os exercícios que ficavam armazenados no banco de dados da escola, para estimular os alunos a aprenderem mais.

O candidato paga para poder realizar a prova, e não é um valor simbólico, é bem salgadinho, então rola muito dinheiro durante o Enem, e porque não, contratar professores capacitados para poder criar exercícios novos. Além de ser mais seguro, era a coisa mais óbvia a fazer. Já que existe esse pré teste, quem faz uma vez, com certeza terá um conhecimento mais seguro.

E cancelar só a prova do Enem dessa específica escola do Nordeste, não acho justo, com todos os candidatos que ralaram muito para fazer a prova, claro que eles deram mais dois dias para esses candidatos realizarem a prova, no próximo mês. Mas quem garante que os exercícios também não já vazaram? Quem garante que esses próximos exercícios vão estar igual ou menos ou mais fáceis/difíceis que o anterior?

Já que querem fazer uma exame que avalia não só o aluno, mas também dá oportunidade para entrar em uma universidade, tem que fazer com seriedade. E deveriam cancelar e refazer outro, dando oportunidade iguais para todos.

Nenhum comentário: