História meses de Julho e Agosto


Não lembro como eu fiquei sabendo dessa historinha, mas já faz muito tempo... Relata como ocorreu as escolhas de alguns meses do ano, é bem interessante, então resolvi compartilhar com vocês.

São 12 Meses do ano: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro,
Outubro, Novembro e Dezembro. Vou contar como os meses de Julho e Agosto foram criados. Lembrando que, o mês de Fevereiro, ou Febrero em espanhol, é dito em homenagem aos doentes. O mês de Fevereiro, a. C., tinha 30 dias, como o normal de alguns meses.


O Imperador Romano Julio César (foto à esquerda), que nasceu no ano 100 a. C. marcou o seu nome na história, e por isso, o mês que se chamava Quintilis, se tornou Julho, em homenagem ao imperador. Não bastando, achavam que que apenas 30 dias, era pouco para homenagear o grande político romano, que faleceu no ano 44 a. C., por isso tirou-se um dia do mês de Fevereiro, e doou ao mês
de Júlio Cesar.

Herdeiro do então imperador morto, Júlio César, o seu filho adotivo,
Caio Júlio César Otaviano Augusto (foto à direita), ou
conhecido como Imperador César Augusto, como feita a sua vontade também foi homenageado, após a sua morte no ano 14 a. C.. Trocando o nome do mês Sextilis, para Augustus, ou Agosto. E também, não querendo ficar atrás do seu pai, foi retirado outro dia do mês de Fevereiro, e colocado no mês de Agosto.

É uma história bem interessante, vou pesquisar mais sobre os outros meses, apesar de que, a partir do mês de Setembro é contado como se fosse número, sete(mbro), oito(ubro), nove(mbro) e dez(embro). Pois o mês de Março era considerado o primeiro mês do ano, mas essa história fica para um próximo post.

Um comentário:

Unknown disse...

Demais isso...
Eu, óbviamente, não sabia disso.
Parabéns....