A produção selecionada será pré-indicada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que escolherá cinco longas de todo o mundo para concorrer na categoria de melhor filme em língua estrangeira da 86ª edição do prêmio.
O prazo das inscrições foi definido por uma portaria da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, publicada na edição desta terça-feira (6) do "Diário Oficial da União".
Assinada pelo secretário Leopoldo Nunes da Silva Filho, a portaria determina também que serão aceitos apenas filmes que tenham sido ou que serão exibidos publicamente pela primeira vez no Brasil e por ao menos sete dias seguidos numa sala comercial entre 1º de outubro de 2012 e 30 de setembro de 2013.
Os pedidos devem ser feitos na secretaria por meio de um requerimento junto com 12 cópias do filme em DVD. O material também pode ser enviado pelo correio, mas a secretaria destaca que não se responsabiliza pelo atraso no recebimento.
Uma comissão especial de cinco membros – formada por Silva Filho, George Torquato Firmeza, Renata Almeida, Sylvia Bahiense Naves e Vânia Catani – vai analisar e decidir o filme que será pré-indicado à Academia. Os integrantes dessa comissão não podem ter qualquer tipo de vínculo com as produções concorrentes.
No ano passado, o filme "O Palhaço" foi escolhido para representar o Brasil, mas não foi indicado pela Academia americana para concorrer ao prêmio. Em 2012, "Tropa de Elite" tentou concorrer ao prêmio, mas também não foi indicado.
A última vez que um filme brasileiro concorreu ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira foi em 1999, com "Central do Brasil". Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz por sua atuação no mesmo filme.
Em 2004, "Cidade de Deus" foi indicado nas categorias de melhor diretor (Fernando Meirelles), edição (Daniel Rezende), fotografia (César Charlone) e roteiro adaptado (Bráulio Mantovani).
E você, qual sua indicação para o Oscar 2013?
Se gostou do post, vote em nosso blog como um dos melhores Blog de entretenimento, conto com o seu voto: http://www.revistawide.com.br/peixegrande-link-voto/5540704B5B011B5349450A14534B4E09035B484DF3D6DF829E0D5AEE719CAF208D65C4
2 comentários:
Esse ano minha aposta é em "O som ao redor", do Kléber Mendonça Filho.
Verdade, Marcel. Concordo. O Som ao Redor é a melhor produção nacional que vi esse ano até agora.
Postar um comentário