O mistério do "Quem Matou..."


É muito fascinante para os telespectadores descobrirem quem matou Salomão Hayalla, Odete Roitman, Lineu, Saulo enfim. Muitos personagens já morreram e o público só ficou sabendo no último capítulo da novela, quem foi o assassino, ou melhor a assassina. Em muito casos dos assassinatos televisivos são as mulheres que se vingaram, isso quer dizer que a mulher é vingativa? Não sei, mas a questão está aí, só ser discutida.

Vamos começar com o pioneiro nesta questão de assassinato oculto que se é revelado no final da novela, um clássico de 1977 e 1978 e que voltou com tudo no ano de 2011, quem matou Salomão Hayalla? Em O Astro, não foi uma mulher da primeira versão, foi o ator Edwin Luisi, que interpretava o personagem Felipe, amante da Clô Hayalla.  Mas e agora? Nesta nova versão com certeza não será o mesmo personagem (ou vai ser? o autor pode estar despistando o público), mas já envolveu todo o Brasil para saber quem é o novo assassino.

Um dos pioneiros também e um outro clássico de 1988 (dez anos depois) foi a novela Vale Tudo, que recentemente foi exibida no Canal Viva, e todos puderam rever a personagem da Cássia Kiss, Leila, matar a Odete Roitman. O motivo, se não me engano, foi por ciúmes. Esse caso novelístico policial foi um dos maiores picos de audiência da TV na época, chegando a 81 e tendo altos de 92, é muito impressionante.

Esses casos envolve mesmo as pessoas. Tanto isso, que fizeram uma novela, em 1995, que muita gente morreu, e só um assassino foi revelado no final, A Próxima Vítima. foram nada mesmo que dez personagens foram mortos, inicialmente era um personagem que era o assassino, mas vazou na mídia e o ator resolveu trocar. E eu ainda me lembro, não muito bem, a morte do assassino... algumas pessoas reunidas na sala, ouve-se um tiro, e o assassino desce a escada, e todos se olham, mas logo dá de perceber que ele levou um tiro pelas costas, e desce a escada e já cai no chão. Foi muito bom, e eu me lembro que quando passou no Vale a Pena Ver de Novo, mudou o assassino (provavelmente na época foram gravados vários finais), e o outro assassino era o personagem do Otávio Augusto, o qual seria da primeira vez.

Outra novela, que particularmente eu adoro e não vejo a hora de ser reprisada, é Celebridade, a inveja da Laura com a Maria clara, era de assustar, uma coisa inovadora em novelas também. Ninguém, ou quase ninguém, desconfiava da Laura ter matado o Lineu Vasconcelos. Mas no final acabou se confirmando que foi ela mesmo que matou, e o final dela foi trágico também.

Um caso policial que foi bem bolado, foi na novela A Favorita, em que duas personagens, Patrícia Pillar e Claúdia Raia, estavam sobre suspeita de ter matado o amante (Flora) e o marido (Donatella), respectivamente.Começou a dramaturgia com esse mistério, mais ou menos no meio da novela, revelou que foi a Flora que matou o amante.

Um dos mistérios mais recentes foi na novela Passione, para saber quem matou o Saulo Gouveia, ninguém poderia imagina que era a Clara, personagem de Mariana Ximenes, o quanto ela era falsa, em negar que havia matado o Saulo. Foi também muito bem bolado, ainda mais a falsa morte da Clara, que no final acabou na ilha cuidando de um senhor.

Outro caso que foi muito rápido, foi na novela Insensato Coração, que na última semana, a Norma, personagem da Glória Pires, foi morta, e o suspense durou uns cinco dias apenas, mas isso não deixou de mover o Brasil inteiro. E no final se descobriu que a Wanda, mãe do Léo, que matou a Norma. Muito interessante também.

Esses casos sempre aconteceram em novelas das oito, onde o assunto era mais explorado e o público ficava de olho. Mas na novela Morde e Assopra, tem um mistério também, tente descobrir quem matou o delegado, que descobriu todos os segredos da Naomi. Esse ainda não foi revelado, mas em breve já estará  no ranking de assassinatos novelísticos.

Bom é isso, que fique claro uma coisa, não sou alucinado pela Globo, mas é ela que sabe fazer um mistério bem bolado. Espero que gostem, e se eu esqueci de algum assassinato misterioso, por favor,comentem.

Nenhum comentário: